quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A época da decadência

É, elas chegaram. Passamos o ano inteiro esperando por elas e, quando chegam, torcemos pra que vão embora o mais rápido IMPOSSÍVEL.

Lembro de quando eu era só uma pirralha, que queria ser pediatra e não gostava da Xuxa, e achava supedivertido ficar em casa o dia inteiro sem fazer nada de útil, mesmo sabendo que alguém poderia estar precisando de mim naquele momento, só assistindo desenho animado e brincando na ''rua'' na companhia dos meus coleguinhas. Quando acabava a maldita época, tinha a velha redação que a tia da escola pedia com o título "minhas férias", na qual eu sempre caprichava falando das minhas aventuras nas tardes de sábado (meus dias se transformavam em tardes de sábado) e de como eu estava ansiosa pela chegada das próximas férias, que seriam as do meio do ano, porque eu era tão pretensiosa que não esperava por recuperação.

Agora, já não gosto de desenhos animados, não tenho a mínima paciência pra televisão e não tenho coleguinhas que gostem de brincar na rua (nem vontade de brincar na rua, diga-se de passagem). Não tenho nada pra fazer, só vou viajar em fevereiro (Calypsolândia e indiozinhos que dançam carimbó, me aguardem) e ainda passo a maior parte do meu dia fazendo coisas inúteis na internet que não vão mudar a minha vida, fazendo piadas sem graça, das quais só a Milena ri (ex.: Compra um uísque teachers quando eu for aí que é pra lembrar das aulas) e compartilhando desse sentimento de decadência com meus queridos amigos, que se encontram na mesma situação. A outra parte do meu tempo, eu dedico ao Balduíno, o roedor transgênico, que tá quase morrendo não sei por quê (ele tem comida e água diponível 24h e ainda tem a gaiola sempre limpa). Talvez ele só esteja sentindo falta de uma companheira, mas eu não acho que ele vá arrumar coisa melhor que eu, então tá ótimo (eu não sou zoófila, somos apenas bons amigos).

O único ponto positivo das férias é nenhum. Mas ainda tem a paradinha do ócio criativo, que é quando você tá tão sem-nada-pra-fazer que até se inspira a ponto de conseguir fazer um texto, que só você julga ser legal, e postar o mesmo no seu blog. É, aquele blog que você demora séculos pra atualizar quando não tá em férias. É assim que irão surgir os textos que só eu vou achar legal e você, pessoa em férias e entediada, vai ler aqui neste blog nos próximos meses. Ou não.

E é ao acordar que me dá uma saudade enorme do despertador tocando a música da gato zarolho, banda da cena musical independente alagoana que vale a pena você escutar, às 5h45min, daquela vontade imensa de ficar na cama só por mais uns 5, 10 ou 15 minutinhos e da velha rotina de tomar banho e café da manhã correndo pra não perder a hora, ir pra aula e ouvir as piadas sem-graça da Neurange ou ouvir o Paraná falando "larga a caneta" ou "senta quê lá vem macetê" e depois ficar até 13h com a Laura conversando coisas geralmente improdutivas. Agora já não tem mais Nelvos, não tem mais Paraná, não tem vontade de ficar na cama, não tem café da manhã, não tem conversa geralmente improdutiva com a Laura, não tem rotina (a não ser que você chame tédio de rotina), não tem hora pra dormir nem pra acordar, não tem gato zarolho às 5h45min e meu despertador é a empregada provavelmente solteirona da vizinha que coloca "eu vou tirar você desse lugar" pra tocar no volume mais alto às 9h, e nem é o Marcelo Camelo cantando, ou a minha mãe falando:

- Renata, minha filha, acorde e tome um banho pra despertar. Daqui a pouco o almoço tá na mesa.

8 comentários:

  1. Sinto falta da época em que não tinha toda essa liberdade.

    ResponderExcluir
  2. Po! Tudo Manero e Tals...mas tenhu uma coisa que eu li que fiquei revoltado!

    Porquinhos da india, ainda mais, transgenicos necessitam de uma parceira...

    CAMPANHA:

    Renata, compra uma ''colega'' pro Balduino!

    ResponderExcluir
  3. Ow, Rêzete..
    saudades tbm,bem..

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho férias e não tenho saudade delas por todos esses motivos. D:

    ResponderExcluir
  5. Olá, td bem?
    Aviso sim, pode deixar.
    Com o ócio criativo fica um pouco mais fácil.

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha, pô, sacanagem, eu adoro as férias. Sempre adoro. *-*

    Por que não vem pra Salvador? :D

    ResponderExcluir
  7. Amigaa vc é gostosa.

    (Comentario construtivo e fundamental para a sua inspiração.)

    ResponderExcluir