quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Paris, te quiero!


Outro dia, vendo uma lista de filmes franceses, encontrei um filme de nome "Paris, je t'aime". Dentre todos os títulos, foi o que mais prendeu minha atenção, talvez porque todos estavam em francês e, sendo assim, foi um dos poucos que eu consegui traduzir sem ter de consultar um dicionário. Filme de nome pequeno, descomplicado. Simpatizei de cara.
Tudo o que eu pude imaginar partindo do título foi que o filme tratava de algum estrangeiro que entrava em Paris e não queria mais sair, imaginava que a complicação da personagem se daria quando algum orgão público decidia que ali não era seu lugar e... Bom, o filme não se trata de nenhum estrangeiro, ou não apenas.
O filme é uma união de vários curta-metragens, de diferentes diretores, todos relacionados com o amor por Paris, amor em Paris, amor de Paris. O negócio é que tenha amor e que se passe em algum bairro de Paris, e os diretores não fugiram ao tema, obviamente.
Passando por pontos turísticos, como a torre Eiffel, e indo até lugares menos conhecidos, com personagens que vão de um turista desinformado a uma vampira que se apaixona repentinamente por um estrangeiro, a união tem tudo para agradar a todos os públicos sem ficar "de saco cheio" devido a ausência de ligação entre um curta e outro (você pode, tranquilamente, pular um curta sem ficar perdido no meio da história).
E um dos curtas me agradou mais do que outros: Faubourg Saint-Denis, dirigido por Tom Tykwer, que eu compartilho aqui e agora com você.

Um comentário: