segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Fotografia 3x4

Se há uma coisa que eu posso afirmar com muita convicção é que ninguém sai bonito em foto 3x4, nem eu nem você nem as garotas que estampam as capas das revistas de moda, até porque ninguém usa photoshop antes de revelar as fotografias 3x4.
São 8 fotografias, todas com a mesma cara de nada que todo o mundo já foi obrigado a ter para depois estampá-las nas fichas colegiais, no RG, na carteira de um clube ao qual você não iria nunca, ou, pior ainda, na carteira da sua mãe, que insiste em mostrar às amigas apertadoras de bochechas e falar "a foto é 3x4, mas meu filho saiu lindo".
E, se Deus sabe tudo, eis uma coisa que eu digo que ele jamais saberá: Como será a fotografia após os flashes, porque se ele soubesse daria um jeito de fazer com que ocorresse dupla exposição, as fotografias queimassem ou que a câmera explodisse na mão do fotógrafo, afinal, ele só quer o nosso bem.
São esses projetinhos de fotografia os culpados por entregar nosso passado negro. Olhe agora mesmo para a primeira via da carteira de habilitação do seu pai, tirada lá pela década de 70, e veja se ele se parece com o cara que você conhece hoje. Os cabelos parecidos com os da Maria Bethânia, a barba parecida com a do Che Guevara, os óculos com armação de tartaruga como os nerds de filmes americanos e a camisa meio aberta à moda Reginaldo Rossi são apenas algumas das evidências de que o tempo, diferente das fotos 3x4, só nos fez bem.
E eu sei que nunca ninguém virá me falar que já saiu lindo em uma fotografia 3x4 ou que todos os anos tira fotografias 3x4 só pra acompanhar a evolução da moda porque sente prazer em fazer isso, porque ninguém sente prazer em colecionar essas miniaturas nem sai lindo nelas, só as pessoas que permitem estampar sua fotografia no portfólio do fotógrafo, e fazem isso porque têm o direito de usar photoshop, assim como as modelos das capas das revistas de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário