terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bradescompleto

A pedido do Alberto Cabús, designer gráfico discípulo de Tiradentes, venho aqui atualizar o meu blog com um assunto muito interessante: a formação do logotipo do bradesco.

"A Marca Corporativa da Organização Bradesco incorpora elementos geométricos que dão forma ao tronco e à copa de uma árvore. Símbolo de vida, crescimento, abrigo e suporte, é o melhor modo de traduzir o inabalável relacionamento do Bradesco com os nossos Clientes, criando elos que se renovam com o tempo. Cada elemento gráfico da nova marca tem um significado.


Este traço é uma alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira.


Este traço sugere a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema "Ordem e Progresso".

A interseção destes dois traços é uma referência à conexão, ao atendimento e relacionamento com os nossos Clientes.

Juntos, estes traços rápidos, distintos e dinâmicos simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que diferenciam os Serviços Bradesco.

Os dois traços na base, um maior outro menor, sugerem o tronco, representando o compromisso de apoio aos Clientes, seja qual for o seu porte. Sugerem ainda uma paisagem urbana e um gráfico de barras ascendentes, refletindo o permanente otimismo do Bradesco sobre o futuro da economia brasileira."

Pra mim, toda essa baboseira é só um monte de risquinhos que formam um b que parece com um a em cima de dois pauzinhos que parecem com as torres gêmeas, o que nos leva a pensar até mesmo que os dois semi-círculos representam dois rastros de avião (uhhhh) ou ainda uma árvore futurística com dois troncos ou outras mil coisas que não mereciam 1 milhão de reais para serem representadas, mas eu não quero menosprezar o trabalho do publicitário que fez isso, aliás, quero parabenizá-lo pela sagacidade de arrancar 1 milhão de reais pra fazer uma coisa que eu faço pela metade do preço.

E, mais uma vez a pedido do Alberto: Se banco fosse bom, não se chamaria banco, chamaria sofá.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. HEY, ALGO DA MINHA ÁREA!

    Quando indagamos nosso professor a respeito da explicação de tal símbolo, nem ele mesmo se mostrou convencido.

    "Pelo menos é o que ele diz..."

    Vai entender...
    Ele estava de pileque com prazos apertadíssimos e AH-HA! Fez alguns riscos (um com parte da marca do copo sobre o guardanapo com vodka, outro com tequila e as duas torres são dos palitos de dente) e criou uma explicação qualquer.

    Ai.. ai...
    Caso eu trabalhe pra ele, lemre-me de apagar este comentário.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado ver um comentário que foi feito há um ano e meio e eu não respondi.
    Se você voltar por aqui saiba que foi mal e que apagarei

    ResponderExcluir